segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O que entendes por fonte tipográfica?

Hoje vamos retratar novamente de assuntos relacionados com a subunidade Texto, abordando os seguintes temas: fonte tipográfica (tipos de letra) e os tipos de fontes.

Uma fonte tipográfica  é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo).
As fontes tipográficas são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. São armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.
Uma família tipográfica corresponde a um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles. Duas das famílias mais conhecidas universalmente são a Helvética  (Arial)  eTimes. A Helvética  (Arial)  faz parte da família das fontes sem serifa, enquanto que a Times representa a família das fontes com serifa.


A classificação dos tipos em serifa e não-serifa é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
As letras com serifa são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras. Geralmente, as fontes com serifa são usadas em blocos de texto (tendem a guiar o olhar através do texto). Exemplos de fontes com serifa são, Times New Roman, Didot, Garamond, Caslon e bodoni.
As letras sem serifas são chamadas de grotescas e não têm acabamentos. As fontes sem serifa costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos, já que parecem mais limpas. Exemplos de fontes sem serifa são, Helvética, Futura, Franklin Gothic, Frutigier, Univers e Optima.

Os tipos de fontes são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão. O tamanho de uma fonte utiliza como unidade de medida o ponto (pt) que corresponde aproximadamente a 0,3528 mm.
Existem dois tipos de fontes:
·         Fonte bitmapped;
·         Fonte escalada.

Mas em que consistem cada uma delas?
As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.
Enquanto que as fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para desempenharem um aspeto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.



Webgrafia:




Sem comentários:

Enviar um comentário