terça-feira, 14 de novembro de 2017

Modelos de cor

Hoje vamos falar-vos sobre modelos de cor.

pixel é a unidade elementar de brilho e de cor que constitui uma imagem digital. Cada pixel é codificado de acordo com a cor e brilho que representa, ou seja, ocupa em memória um número de bits que varia de acordo com o número de cores, tons de cinza e brilho definido para uma determinada imagem.
                 
resolução de uma imagem é a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, ou seja, o número de pixéis por polegada. Também pode ser definida, de forma imprópria, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de pixéis por linha e por coluna. Quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento.

A profundidade de cor indica o número de bits usados para representar a cor de um pixel de uma imagem. Este conceito é também conhecido por profundidade do pixel e é definido por bits por pixel. A profundidade de cor das imagens varia com o número de cores presentes na imagem.


Existem vários modelos de cor no campo de imagem digital e estão adaptados a dispositivos de saída.



  •     RGB- permite exibir imagens de cor em monitores. É um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias. Vermelho (Red),Verde (Green), Azul (Blue).Qualquer cor num sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos. Como o modelo é aditivo: a cor branca corresponde a representação simultânea das três cores primárias (1,1,1); a cor preta corresponde a ausência das três cores primárias (0,0,0); a escala de cinzentos é criada quando se adiciona quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que junta os vértices pretos e branco. As aplicações do modelo RGB estão associadas a emissão de luz por equipamentos por monitores de computador e ecrãs de televisão.

  •     CMYK-é utilizado na impressão. É um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentado a cor preta (blacK).O modelo CMY é um modelo subtrativo descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow).  Baseia-se na forma como a natureza cria as suas cores quando reflete parte do espetro de luz e absorve outros. Por este motivo é considerado um modelo subtrativo. Utiliza-se este modelo em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem cores e refletem outras.                 

                                 
  •     HSV-É utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico. É definido pelas grandezas tonalidade (Hue),saturação (Saturation) e valor (Value),onde este ultimo representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. A tonalidade é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, que se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. O valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais claro ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. A tonalidade e a saturação são elementos de crominância pois fornecem informação relativa à cor. A perceção da luminosidade e do brilho são elementos de luminância. As aplicações do modelo HSV baseiam-se na perceção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos.

  •   YUV- é utilizado na transmissão de sinais de televisão. Guarda a informação de luminância separa da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue - Y e V= red -Y). É possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo. Permite uma boa compreensão dos dados, pois a visão humana é menos sensível crominância do que à luminância. É adequado às televisões a cores e a sinais de vídeo.





Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel                   




Sem comentários:

Enviar um comentário