Hoje vamos falar-vos
sobre modelos de cor.
O pixel é a unidade elementar de brilho e de cor que constitui uma imagem digital. Cada pixel é codificado de acordo com a cor e brilho que representa, ou seja, ocupa em memória um número de bits que varia de acordo com o número de cores, tons de cinza e brilho definido para uma determinada imagem.
A resolução de uma imagem é a
quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, ou
seja, o número de pixéis por polegada. Também pode ser definida, de forma
imprópria, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de pixéis por linha e por coluna.
Quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do
ficheiro de armazenamento.
A profundidade de cor indica o
número de bits usados para representar a cor de um pixel de uma imagem. Este
conceito é também conhecido por profundidade do pixel e é definido por bits por
pixel. A profundidade de cor das imagens varia com o número de cores presentes
na imagem.
Existem vários modelos de cor no campo de imagem
digital e estão adaptados a dispositivos de saída.
- RGB- permite exibir imagens de cor
em monitores. É um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma
combinação das três cores primárias. Vermelho (Red),Verde (Green),
Azul (Blue).Qualquer cor num sistema digital é representada por um
conjunto de valores numéricos. Como o modelo é
aditivo: a cor branca corresponde a representação simultânea das três
cores primárias (1,1,1); a cor preta corresponde a ausência das três cores
primárias (0,0,0); a escala de cinzentos é criada quando se adiciona
quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que junta
os vértices pretos e branco. As aplicações do modelo RGB estão
associadas a emissão de luz por equipamentos por monitores de computador e
ecrãs de televisão.
- CMYK-é utilizado na impressão. É um
modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentado a cor
preta (blacK).O modelo CMY é um modelo subtrativo descrevendo as cores
como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan),
magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). Baseia-se na forma como a
natureza cria as suas cores quando reflete parte do espetro de luz e
absorve outros. Por este motivo é considerado um modelo subtrativo.
Utiliza-se este modelo em impressoras, fotocopiadoras, pintura e
fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem
cores e refletem outras.
- HSV-É utilizado na mistura de
cores do ponto de vista artístico. É definido pelas grandezas tonalidade
(Hue),saturação (Saturation) e valor (Value),onde este ultimo representa a
luminosidade ou o brilho de uma cor. A tonalidade é a cor pura com
saturação e luminosidade máximas, exprime-se num valor angular entre 0 e
360 graus.A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade,
ou seja, que se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se
num valor percentual entre 0 e 100%. O valor traduz a luminosidade ou o
brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais claro ou mais escura,
indicando a quantidade de luz que a mesma contém. A tonalidade e a
saturação são elementos de crominância pois fornecem informação relativa à
cor. A perceção da luminosidade e do brilho são elementos de luminância. As
aplicações do modelo HSV baseiam-se na perceção humana da cor do ponto de
vista dos artistas plásticos.
- YUV- é utilizado na transmissão de
sinais de televisão. Guarda a informação de luminância separa da
informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância
(Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue - Y e V= red -Y). É
possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a
luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo.
Permite uma boa compreensão dos dados, pois a visão humana é menos
sensível crominância do que à luminância. É adequado às televisões a cores
e a sinais de vídeo.
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