quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A importância da imagem e da cor

Vamos abordar um novo conteúdo Imagem, dentro do tema da Utilização do Sistema Multimédia.

A Imagem é um termo que provem do latim imãgo. É uma representação visual de um objeto através de técnicas da fotografia, da pintura, do desenho e do vídeo.

A imagem também pode ser digital e tem diversas aplicações tanto em campos comerciais e industriais, como em campos científcos, pedagógicos, lúdicos entre outros. Podem ser impressas em revistas, jornais, textos e livros, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas com a ajuda de programas informáticos e transmitidas pelas redes informáticas.
As imagens e gráficos são essenciais para as aplicações multimédia.

“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras” é uma expressão utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens
O significado deste ditado está relacionado com a facilidade em compreender uma determinada situação a partir do uso de recursos visuais em vez de palavras.






 A cor está presente em tudo o que observamos, desempenhando um papel essencial na perceção dos objetos através da presença da luz. Confere realismo às imagens e às cenas visualizadas.
Quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor, maior será o realismo e a naturalidade dos resultados observados.
A cor transmite informação sobre as condições de iluminação e da forma dos objetos visualizados, acentuando os seus contornos.

A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina. Os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.

A visão escotópica é assegurada por um tipo de bastonetes (células do olho humano que têm a capacidade de reconhecer a luminosidade) existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detetam cor, ou seja, sensíveis a alterações de luminosidade.
A visão escotópica:

  •  capta baixos níveis de luminosidade e não deteta as cores;
  • é utilizada durante a noite, ou estando em ambientes escuros depois de certo tempo.
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones (células do olho humano que têm a capacidade de reconhecer as cores, são geralmente responsáveis pela visão diurna) existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto aos comprimentos de onda da luz visível.
A visão fotópica:

  • possibilita ver cores;
  • é utilizado durante o dia ou em níveis normais de luminosidade.

Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário