quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A Representação Digital dos Dados


Para finalizar a abordagem do tema da multimédia, hoje pretendemos abordar a temática "Representação Digital dos Dados", na qual vamos abordar o aspeto da conversão de um número decimal para binário e vice-versa. Existem mais dois aspetos da qual não vamos elaborar: grandezas informáticas e a conversão de um sinal analógico em digital (amostragem, quantização e codificação).
A Representação digital, ou binária, da Informação, é a característica mais importante do sistema multimédia, pois é o aspeto que permite utilizar o computador como um processador simbólico, dado que os meios dinâmicos e estáticos são representados digitalmente para poderem ser combinados numa aplicação multimédia. Assim, é necessário perceber como é representada a informação, para compreender o funcionamento de um sistema ou aplicação multimédia. Estes sistemas processam a informação através do tipo de software com que operam, no entanto, o hardware trabalha fundamentalmente com base no sistema binário.

O sistema numérico binário é um sistema de numeração que se baseia apenas em dois dígitos: 0 e 1

Toda a informação armazenada nos sistemas informáticos encontra-se codificada sob a forma de dígitos binários. 

A menor unidade de informação que pode ser armazenada é designada por bit. Os bits são agrupados de modo a que seja possível a apresentação de letras, imagens, sons, valores numéricos decimais ou outros tipos de dados do sistema informático. (8 bits= 1 byte)  

Conversão de um número decimal para binário:












  • Para converter um número decimal em um número binário é necessário efetuar sucessivas divisões por 2 até se obter um quociente igual a 1. Após as sucessivas divisões, forma-se o numéro binário colocando os bits por ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda ou de baixo para cima. 



Conversão de um número binário para decimal:



·  Para converter um número binário em um número decimal é necessário colocar por ordem cada bit que o compõe e multiplicá-lo pela base do sistema binário, que é sempre 2, e elevar essa base à posição que ocupa começando pela direita, ou seja, a base do último bit que aparece à direita é elevado a 0, a base do bit que aparece imediatamente à esquerda é elevado a 1 e assim sucessivamente, até ao primeiro bit do número binário. Para se obter o número real, soma-se os resultados de cada multiplicação.

Webgrafia:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0XIiaIs0lAA-xTSE5aWXiy0nKj_HizIKwekJhj1azmlIrVe-0AAK22xYYKlF_IdCROmHLfKV7sNyte_Qz4-0mIpJ0SE4-efcfgVVkR_ysI58QBHjl_uJYNKP0DlH5f4zJkwvo3tUI7EA/s1600/untitled.png
https://i.stack.imgur.com/czqgv.gif
https://pt.wikipedia.org/wiki/Codifica%C3%A7%C3%A3o_bin%C3%A1ria_decimal

Sem comentários:

Enviar um comentário